Os portugueses são loucos por
futebol. São, provavelmente, o único povo do mundo que consegue manter nas bancas três
jornais diários nacionais dedicados à modalidade. E com uma circulação de
cerca de 100 mil exemplares!
Todos os fins-de-semana,
apesar da crise, entre 70 e 130 mil pessoas vão aos estádios vibrar com os
jogos da 1ª Liga. Muitos outros ficam em casa ou dão um salto ao café para
seguir as partidas através da televisão.
Esta loucura pela bola leva a
que no top 20 dos programas mais vistos de 2014 tenham ficado outros tantos
jogos de futebol. As partidas envolvendo equipas
portuguesas nas ligas europeias são dos conteúdos televisivos mais populares, pois garantem audiências que podem ultrapassar os 3 milhões de espectadores,
como foi o caso da final da Liga Europa, que opôs o Benfica ao Sevilha e foi
transmitido pela SIC.
Um número que pode subir um
pouco, caso em campo esteja a selecção portuguesa, numa fase avançada de uma competição
internacional, como o Mundial. Por exemplo, a partida contra os Estados Unidos
ocupou mesmo o primeiro lugar desta lista.
A compra dos direitos de
transmissão de jogos de uma competição internacional, no caso, a Liga dos Campeões,
esteve, aliás, na origem da queda da anterior administração da RTP, presidida
por Alberto da Ponte. Em causa estava uma verba muito elevada, na ordem dos 15
milhões de euros, que levantou grande polémica, com muitos críticos (e
responsáveis governamentais) a defenderem que não compete à televisão pública,
paga com o dinheiro de todos nós, andar a gastar uma autêntica fortuna para
transmitir jogos de futebol. Uma acusação rebatida por Alberto da Ponte que
garantia que o negócio até daria lucro à RTP. Alberto
da Ponte acabou por sair, mas os jogos da polémica vão, na mesma, poder ser
vistos na RTP.
A febre do futebol,
naturalmente que se estende à internet, registando os sites que se dedicam ao
assunto números brutais de visitas e page views.
A vedeta maior é o do jornal A
Bola, que, obteve, em 2014, de acordo com os dados da Netscope, uma média
mensal de mais de 38 milhões de visitas e 281 milhões de visualizações. Este site
ocupou, de resto, ao longo do ano, o 2º lugar da lista, apenas atrás do portal
Sapo.
Também a versão digital do
jornal Record não se pode queixar de falta de interesse por parte dos
internautas. Teve, em média, cerca de 22 milhões de visitantes mensais e 134
milhões de page views.
O site do Jogo contabilizou
8,8 milhões de visitas e 32 milhões de page views.
Se acrescentarmos a estes os
dados dos sites Mais Futebol, Sapo Desporto e Relvado atingimos um total mensal
de 79 milhões de vistas/mês e 490 milhões de page views. E de
fora da contabilidade ficam, naturalmente, vários outros sites temáticos e as
secções de desporto de sites generalistas.
Artigos relacionados:
TVI facturou mais 11% em publicidade
Sem comentários:
Enviar um comentário