quinta-feira, 26 de março de 2015

Futebol com audiências brutais na internet





Os portugueses são loucos por futebol. São, provavelmente, o único povo do mundo que consegue manter nas bancas três jornais diários nacionais dedicados à modalidade. E com uma circulação de cerca de 100 mil exemplares!

Todos os fins-de-semana, apesar da crise, entre 70 e 130 mil pessoas vão aos estádios vibrar com os jogos da 1ª Liga. Muitos outros ficam em casa ou dão um salto ao café para seguir as partidas através da televisão.

Esta loucura pela bola leva a que no top 20 dos programas mais vistos de 2014 tenham ficado outros tantos jogos de futebol. As partidas envolvendo equipas portuguesas nas ligas europeias são dos conteúdos televisivos mais populares, pois garantem audiências que podem ultrapassar os 3 milhões de espectadores, como foi o caso da final da Liga Europa, que opôs o Benfica ao Sevilha e foi transmitido pela SIC.

Um número que pode subir um pouco, caso em campo esteja a selecção portuguesa, numa fase avançada de uma competição internacional, como o Mundial. Por exemplo, a partida contra os Estados Unidos ocupou mesmo o primeiro lugar desta lista.

A compra dos direitos de transmissão de jogos de uma competição internacional, no caso, a Liga dos Campeões, esteve, aliás, na origem da queda da anterior administração da RTP, presidida por Alberto da Ponte. Em causa estava uma verba muito elevada, na ordem dos 15 milhões de euros, que levantou grande polémica, com muitos críticos (e responsáveis governamentais) a defenderem que não compete à televisão pública, paga com o dinheiro de todos nós, andar a gastar uma autêntica fortuna para transmitir jogos de futebol. Uma acusação rebatida por Alberto da Ponte que garantia que o negócio até daria lucro à RTP. Alberto da Ponte acabou por sair, mas os jogos da polémica vão, na mesma, poder ser vistos na RTP.

A febre do futebol, naturalmente que se estende à internet, registando os sites que se dedicam ao assunto números brutais de visitas e page views.
A vedeta maior é o do jornal A Bola, que, obteve, em 2014, de acordo com os dados da Netscope, uma média mensal de mais de 38 milhões de visitas e 281 milhões de visualizações. Este site ocupou, de resto, ao longo do ano, o 2º lugar da lista, apenas atrás do portal Sapo.

Também a versão digital do jornal Record não se pode queixar de falta de interesse por parte dos internautas. Teve, em média, cerca de 22 milhões de visitantes mensais e 134 milhões de page views.

O site do Jogo contabilizou 8,8 milhões de visitas e 32 milhões de page views.
Se acrescentarmos a estes os dados dos sites Mais Futebol, Sapo Desporto e Relvado atingimos um total mensal de 79 milhões de vistas/mês e 490 milhões de page views. E de fora da contabilidade ficam, naturalmente, vários outros sites temáticos e as secções de desporto de sites generalistas.


TVI facturou mais 11% em publicidade


Sem comentários:

Enviar um comentário