domingo, 22 de março de 2015

Internet dá quase 4 milhões de euros ao grupo Impresa





Os sites do grupo Impresa (proprietária de órgãos de comunicação como, entre outros, a SIC e o Expresso) renderam cerca de 3,8 milhões de euros em 2014. Uma parte dessa verba (771 mil euros) resultou de subscrições, ou seja, é dinheiro que as pessoas pagam para ter acesso a determinados conteúdos. 
Trata-se da adaptação ao meio digital do tradicional sistema de venda por assinatura de jornais e revistas de papel, cujas receitas têm vindo a cair ao longo dos últimos anos.
Segundo o último relatório e contas da empresa, na vertente digital a tendência tem sido contrária, ou seja, há cada vez mais pessoas a pagarem para acederem a conteúdos pagos na internet. Eram, no final do ano, mais de 24 mil, um crescimento de 42,8% em relação a 2013. O número de subscritores digitais já representa 20,5% do total de subscritores dos órgãos de comunicação da Impresa.

Uma das apostas mais fortes do grupo, a este nível, foi o lançamento do Expresso Diário, um jornal exclusivamente digital. A ele têm acesso os leitores da edição em papel do Expresso, através da utilização de um código disponibilizado na capa da revista, e os que subscrevam apenas a edição digital. Neste caso, pagam 4,90 euros no primeiro mês, após o que a assinatura passa para 9,9 euros mensais.
De acordo com o relatório anual da Impresa, no final do ano passado, o Expresso Diário tinha cerca de 17 mil subscritores.

Esta estratégia de apostar no serviço de subscrição, que se alarga a outros órgãos do grupo, como, por exemplo, a Visão, não teve reflexos negativos no número de visitantes e de page-views dos sites da Impresa, até porque quem não queira pagar continua a ter acesso a alguns conteúdos gratuitos.
Ao longo do ano, o tráfego dos sites da Impresa cresceu 7,1%. Em 2014, houve a remodelação dos sites da SIC e da SIC Notícias, tendo, neste último caso, daí resultado um acréscimo de 31% de visitantes únicos.
Visitantes que, cada vez mais, usam os smartphones e tablets para acederem aos sites, tendo chegado aos 25% do total, o dobro da percentagem registada em 2013.

Apesar do aumento da receita proveniente da net, ela ainda é bastante diminuta em relação à facturação total. Representa apenas 1,6% da verba obtida ao longo do ano passado.



Artigos relacionados:
TVI facturou mais 11% em publicidade
Dona do Correio da Manhã aumenta os lucros
Crise económica rouba mais de 200 milhões às empresas de comunicação social

Sem comentários:

Enviar um comentário